Estação Alegria

Busca interna


Novidades

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail.

 

Empresa credenciada EMBRATUR - SP-10-04-237-854/0001-47

Metrô - Projeto Ação Escolar

Você está em Empresas, Instituições e Indústrias :: voltar para a página inicial.

O Metrô de São Paulo criou, em 1992, o Projeto Ação Escolar, que recebe anualmente cerca de 5000 alunos das redes de ensino estadual, municipal e particular, inclusive escolas especiais para portadores de deficiências.

Que criança nunca desejou andar na cabine de um trem do Metrô? Ou mesmo poder ver de perto como se controla a movimentação dos trens, poder entrar nas inúmeras portas que permanecem fechadas dentro das estações e o que é melhor, encontrar alguém que satisfaça suas curiosidades sobre o Metrô!

Neste contexto o Projeto Ação Escolar permite preparar os alunos, futuros cidadãos da metrópole, para o uso consciente do transporte público, reconhecendo sua importância para a cidade e descobrindo que podem interagir positivamente com ele, enquanto aprendem. As visitas duram, aproximadamente, 3 horas e são bastante dinâmicas e interativas, alternando conteúdo pedagógico e atividades lúdicas.

A programação inicia-se no Centro de Controle Operacional - CCO, onde os alunos assistem a exibição de vídeos institucionais, palestras e recebem materiais sobre o Metrô e a cidade de São Paulo que reforçam as atividades desenvolvidas no programa. O grupo também tem acesso ao "Show Room" da Sala de Controle Centralizado, de onde é possível ver como é feito o controle da movimentação dos trens. Os visitantes participam ativamente fazendo muitas perguntas e demonstrando o grande fascínio que o Metrô exerce no imaginário deles.

Depois é a vez de visitarem as estações. Embarcam no trem, acompanhados por monitores e conhecem obras de arte, acompanham eventos, visitam exposições, recebem explicação sobre o funcionamento de equipamentos como: escadas rolantes; terceiro trilho, responsável pela condução de energia aos trens; Circuito Fechado de TV - CFTV; Sistema de Prevenção de Acidentes na Plataforma - SPAP; Sala de Supervisão Operacional - SSO; alça ou botão de emergência, para abertura da porta do trem em caso de emergência, etc. Alguns grupos podem acompanhar o trabalho do operador, dentro da cabine do trem.

A didática empregada introduz conceitos de cidadania aos alunos, chamando a atenção sobre a responsabilidade de cada um na conservação do patrimônio público e na expansão desse sistema de transporte rápido, seguro, não poluente e que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

Roteiro de ½ período – lanche  opcional - agendar com antecedência

Ensino fundamental – Ensino médio

© 2006, Estação Alegria. Todos os direitos reservados.