Estação Alegria

Busca interna


Novidades

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail.

 

Empresa credenciada EMBRATUR - SP-10-04-237-854/0001-47

Projeto Tamar e Aquário de Ubatuba

Você está em Roteiros Ecológicos :: voltar para a página inicial.

Parte 1: Projeto Tamar

O Projeto Tartarugas Marinhas – TAMAR foi criado em 1980 para proteger da extinção as cinco espécies de tartarugas que utilizam o litoral brasileiro para se alimentar e reproduzir. Desde 1991, o TAMAR vem atuando em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, desenvolvendo o programa de proteção das espécies em áreas de alimentação, com atividades voltadas à educação ambiental, pesquisa científica e ações sociais e comunitárias envolvendo os moradores locais. Com o apoio voluntário dos pescadores já foram salvas e marcadas mais de cinco mil tartarugas marinhas presas em redes de pesca.
A Base do Tamar conta com um Centro de Visitantes onde estão expostos em tanques e aquários exemplares vivos de quatro espécies de tartarugas marinhas, réplicas e silhuetas em tamanho natural, painéis fotográficos bilíngües português/inglês, museus com peças biológicas, auditório para exibição de vídeos educativos, sala de recreação infantil, loja de souvenires e lanchonete.
Além dos monitores Estação Alegria os alunos são acompanhados por monitores especialmente treinados e prontos a passar informações sobre o TAMAR e as tartarugas marinhas.

Parte 2: Aquário de Ubatuba

O Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (com o maior tanque do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos.
Espécies: entre os peixes da fauna nacional destacam-se coloridos cavalos marinhos e moréias, o tubarão lixa, o curioso peixe morcego, além de garoupas, baiacús e outros peixes regionalmente conhecidos. Os exemplares exóticos são adquiridos de importadoras legalmente registradas junto ao IBAMA, entre eles diversas e multicoloridas espécies típicas de recifes de corais, o peixe leão, o tubarão leopardo do Pacífico, além dos límulos que são parentes marinhos das aranhas e escorpiões e que são considerados verdadeiros fósseis vivos. Complementando a exposição, vários painéis fotográficos explicam os principais ecossistemas marinhos, existindo ainda uma sala com exposição de conchas com exóticos exemplares da fauna malacológica de vários oceanos.
Tanque de Contato: Uma das grandes atrações é o tanque de contato e manuseio que permite o contato entre os visitantes e diversos exemplares de invertebrados marinhos, como pepinos e estrelas do mar, ouriços, quítons entre outros, sempre com a orientação de monitor especializado.
Sala de Projetos: Com o objetivo de estimular e divulgar programas que visem a preservação do meio ambiente, o Aquário criou uma Sala de Projetos, atualmente expondo o Tamar-IBAMA, que protege as tartarugas marinhas do Brasil e uma belíssima exposição fotográfica do Projeto Alcatrazes que defende o Arquipélago de mesmo nome, localizado no litoral norte paulista.

Período integral – almoço ou lanche  em restaurante local – agendar com antecedência

3ª a 8ª séries do ensino fundamental – ensino médio

© 2006, Estação Alegria. Todos os direitos reservados.