Estação Alegria

Busca interna


Novidades

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail.

 

Empresa credenciada EMBRATUR - SP-10-04-237-854/0001-47

Parque do Varvito - Itú

Você está em Roteiros Ecológicos :: voltar para a página inicial.

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 23 de julho de 1.995, já recebeu desde sua inauguração mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), o Parque do Varvito foi construído numa área de 44.346 m2  da antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para dominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.

O Varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o Varvito  faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm  evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

O Parque do Varvito, além de oferecer ambiente agradável em contato com a natureza e painéis didáticos sobre a manifestação geológica, mantém outros atrativos  para os visitantes: lanchonete, restaurante, bosques, lago, cascata, quiosques, play ground, anfiteatro ao ar livre e espaço para exposições, além de exposições, de estacionamento para carros, motos e ônibus. 

Este roteiro pode ser complementado com almoço em restaurante local e visita aos locais  abaixo:

Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária (matriz)
A Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi construída em 1780 sob orientação do Padre João Leite Ferraz. Recebeu depois, sucessivas reformas, em que se destaca o trabalho de Ramos Azevedo e de Paula Souza.

Museu Republicano “Convenção de Itu”
No ano de 1867, foi inaugurado um elegante sobrado, situado então à Rua do Carmo, atual Barão do Itaim, construído a mando de Francisco de Almeida Prado. Por herança passou a pertencer aos irmãos Carlos e José de Almeida Prado. A fachada foi revestida de azulejo. Foi nesse prédio que, a 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu.

Após o almoço os alunos conhecem os famosos “Semáforo e Orelhão Gigantes”  e tem tempo para compras nas lojas de lembranças.

Período integral – almoço em restaurante local

5ª a  8ª séries do ensino fundamental – Ensino médio

© 2006, Estação Alegria. Todos os direitos reservados.