Estação Alegria

Busca interna


Novidades

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail.

 

Empresa credenciada EMBRATUR - SP-10-04-237-854/0001-47

Parque Estadual Campos Jordão

Você está em Roteiros Ecológicos :: voltar para a página inicial.

A cidade de Campos do Jordão, distante 184 Km de São Paulo numa altitude de 1.630m é uma das mais procuradas pelos turistas em razão de seu clima frio e saudável, além de suas belezas naturais. Ela abriga o mais antigo Parque Estadual do Estado de São Paulo; apresenta uma ótima infra-estrutura, com excelentes instalações, casas para funcionários construídas em madeira roliça, centro de visitantes, viveiros de mudas etc.

A área, uma antiga fazenda de criação de ovelhas e suínos e também, de exploração de madeira nativa, é hoje centro de pesquisas científicas e Educação Ambiental, oferecendo aos visitantes vários roteiros e trilhas, especialmente preparados com o intuito de propiciar um contato mais íntimo com a natureza do local.

O parque está localizado no planalto de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira e debruçado sobre o Vale do Paraíba, onde a Serra apresenta longos espigões. Como curiosidade, existe no Parque uma serraria que funciona movida por uma roda d'água; criada em 1928 para explorar as madeiras nativas e que hoje prepara madeira de árvores exóticas, para construir pontes, painéis, placas etc., para serem usadas no próprio local.
A serraria hoje não tem fins lucrativos.

Outras opções de visita em Campos de Jordão para serem realizadas junto com este roteiro:

  • Palácio de inverno do governador.
  • Passeio de bondinho: Capivari até Albernéssia 
  • Fábrica de chocolate araucária (os alunos conhecem o museu e a história do chocolate e a área de produção)

Período integral – Almoço em restaurante local

Ensino fundamental – Ensino médio

© 2006, Estação Alegria. Todos os direitos reservados.