Estação Alegria

Busca interna


Novidades

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail.

 

Empresa credenciada EMBRATUR - SP-10-04-237-854/0001-47

Estação Juréia

Você está em Roteiros Ecológicos :: voltar para a página inicial.

A Estação Ecológica Juréia-Itatins é uma das mais importantes áreas de preservação dos ecossistemas litorâneos do Sudeste brasileiro. Largas povoações de Mata Atlântica, matas de restinga, costões rochosos e manguezais se encontram legalmente protegidos em seu interior.

A caminhada em trilha na Mata Atlântica, atravessando praias desertas, em uma região de grande beleza natural permite a observação dos diferentes aspectos naturais de ecossistemas característicos do litoral Atlântico além da observação da fauna marinha em costões rochosos ou praias.

Objetivos: Colocar o aluno em contato direto com o ambiente natural, de forma orientada e segura, para que possa compreendê-lo de forma mais clara: fatores físicos, biodiversidade e  a ação do homem sobre o meio.  Mostrar ao aluno que estudo e diversão podem ser perfeitamente compatíveis e que algumas vezes em atividades bastante descontraídas estão aprendendo muito sem perceber.

Roteiro: O roteiro inclui  passagem pelo do Rio Guaraú,  reconhecimento de ambientes de praia, mangue e restinga. Caminhada na Mata Atlântica. Atividade de reconhecimento do solo, luz e umidade como formadores do ecossistema. Observação dos mecanismos de adaptação e convivência dos componentes da floresta de maior biodiversidade do Planeta.  Lanche à beira de riacho típico da Serra do Mar (existem lanchonetes e  pequena área de lazer), caminhada até a Cachoeira Paraíso e tempo para banho.

Período integral ou com pernoite em pousadas locais - Os alunos levam mochila com o lanche

7 a  8ª séries do ensino fundamental - Ensino médio

© 2006, Estação Alegria. Todos os direitos reservados.