Estação Alegria

Busca interna


Novidades

Receba nossas novidades e promoções no seu e-mail.

 

Empresa credenciada EMBRATUR - SP-10-04-237-854/0001-47

Museu de Energia de Jundiaí

Você está em Museus e Espaços Culturais :: voltar para a página inicial.

Programação: Uso racional da energia - Aprender brincando

Na exposição "Uso Racional da Energia - Aprender Brincando" do Museu da Energia Núcleo de Jundiaí, os alunos poderão aprender como utilizar racionalmente a energia de uma maneira muito agradável: brincando. Ambientes que lembram uma residência, eletrodomésticos representados por instalações lúdicas, são os elementos usados para mostrar a relação do consumo de energia com os valores da conta de luz.

História, Trabalho e Segurança: Acidentes com eletricidade representam sempre sério risco à saúde e à vida. No Museu da energia é mostrado historicamente, através de cartazes antigos e de um caminhão original de 1928, o trabalho de manutenção da rede elétrica, o trabalho e prevenção de acidentes e como se desenvolviam esses serviços.

Fontes, transformações e caminhos da energia: Em uma oficina educativa, os estudantes "desvendarão" o magnetismo, alguns fenômenos de eletrostática; verão também desde a produção até o consumo de energia, bem como as transformações de energia que ocorrem nesses processos.

E também poderão construir um cata-vento, um bonde e outros experimentos. Jogos interativos no computador complementam o aprendizado.

Fragmentos de um espaço industrial e a mala Mágica da Energia: Referências esparsas nos documentos antigos informam que no terreno do Museu da energia teria existido uma usina a vapor. Restos de um túnel construído em tijolos documentam essas referências. Em continuidade a este espaço, os alunos poderão usufruir, em um pequeno auditório, das experiências propiciadas pela Mala Mágica da Energia: uma seqüência de maquetes interativas que demonstram o uso das diversas formas de energia enfatizando a relação da produção, transporte e uso com o meio ambiente, mantendo a perspectiva histórica dessa relação.

Alimentação: opcional (lanche ou almoço em restaurante local).

Roteiro de ½ período ou integral – alimentação em restaurante local

Ensino fundamental – Ensino médio

© 2006, Estação Alegria. Todos os direitos reservados.